Tuesday, March 27, 2007

Os alarmes...

"Não há fronteiras para onde alguém pode ir. Há, no entanto, dentro de todos nós, um alarme contra as correntes mais fortes. Nunca temi afogar-me!" Fernanda Young.

Sempre que leio Fernanda Young essa frase me vêm à cabeça e é a hora que penso até onde foi minha coragem. Onde eu mais temi e onde eu não temi me afogar e nas vezes que quase afoguei como foi voltar à tona. Se o assunto da pauta for amor eu nunca temi nada! Sempre fui ver de perto, bem de perto pra ver se ia ficar com as pernas bambas, nem sempre ficaram mas saia com a alma leve de ter tentado. O movimento é sempre importante. O ultrapassar fronteiras é o mínimo que podemos fazer.
Agora se o assunto for trabalho eu sou mais desconfiado e penso sempre onde posso estar pisando e no que me trará de bom. Aí o meu alarme dispara sempre! Deveria ousar mais nessa parte! Mas acho que é aí que meu lado capricorniano mais grita.
Muitas pessoas tem a imagem da Fernanda do que viu ou vê na tv e não compram os livros dela. Juro por Deus ou por quem você quiser que ela é outra quando escreve. Eu sempre penso que ela é uma Clarice Lispector mais leve, mais atual. Posso estar falando bobagem mas essa é a sensação que vêm cada vez que a leio. Não que a Clarice seja pesada e nem que a Fernanda seja rasa. Mas é a forma como as duas movimentam-se, a Clarice fala de coisas simples de forma densa e a Fernanda fala de coisas menos simples de forma leve.
Sempre que as coisas estão pesadas pra mim eu recorro aos livros delas. Clarice em " Uma aprendizagem, ou livro dos prazeres " e Fernanda no " Carta para alguém bem perto". No "Aprendizem" numa das muitas belas passagens ela diz: "E umas das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi criadora de minha própria vida." Não é a mais pura verdade? E no "Carta" , a viagem pela Itália do Bruno e da Ariana me faz chorar de rir, uma das melhores coisas que já li em toda vida!
Todo dia me pergunto como na música na Maria Bethania "onde estará o meu amor"? Enquanto não chega eu procuro nunca temer me afogar.

Música do dia: All We need is love - Beatles


Love, love, love, love, love, love, love, love, love.
There's nothing you can do that can't be done.
Nothing you can sing that can't be sung.
Nothing you can say but you can learn how to play the game
It's easy
There's nothing you can make that can't be made.
No one you can save that can't be saved.
Nothing you can do but you can learn how to be in time
It's easy
All you need is love, all you need is love,
All you need is love, love, love is all you need.
Love, love, love, love, love, love, love, love, love.
All you need is love, all you need is love,
All you need is love, love, love is all you need.
There's nothing you can know that isn't known.
Nothing you can see that isn't shown.
Nowhere you can be that isn't where you're meant to be.It's easy.
All you need is love, all you need is love,
All you need is love, love, love is all you need.
All you need is love (all together now)
All you need is love (everybody)
All you need is love, love, love is all you need.