Friday, January 14, 2005

Happy b-day

Luzes apagadas, som de palmas desgovernadas, números, bichos e tudo que você pensar em formato de velas em cima de uma torta embalado por vozes reunidas por uma só musiquinha e vc lá paralizado de vergonha, com aquele leve sorriso tentando demonstrar que está adorando tudo aquilo.
Aniversário é uma palavra latina que significa "aquilo que volta todos os anos". Anniversarius vem de annus (ano) e vertere(voltar), ou seja, aquilo que se faz ou que volta todos os anos.
Eu nunca gostei muito de aniversários, nem do meu , nem dos outros. Os meus eram sempre grandiosos, temáticos e cheio de pessoas que eu nem fazia idéia de quem eram. Minha mãe sempre convidava umas crianças que ela achava que eram minhas amigas. Tinha uma vizinha que me dava todo ano um dos livros da coleção Vagalume. Uma tia que sempre me chamava no canto e como se fosse brincar de passar anel colocava uma nota de dinheiro nas minhas mãos. Minha avó sempre me dava meias que combinavam com cuecas. Minha madrinha era a melhor!Gostava de dar camisetas com meu nome escrito! Ela usava uma com o nome dela e eu outra com meu nome.Um dia eu ponho essa foto aqui! Nunca mais a vi para perguntar o por que desse presente. Achava tão estranho.
Sempre me senti incomodado na hora do parabéns. É muito estranho você ficar parado olhando pra uma torta, e um monte de pessoas a sua volta cantando "parabéns pra você, nessa data querida..." e o mais estranho é quando cantam "ra-tim-bum"!! Porque hein?? E tudo isso acompanhado de muitas, muitas palmas!!
Desde que saí da adolescência que não fico mais em casa no meu aniversário. Não atendo telefone, não fico arrumado esperando as pessoas chegarem. Mas nem adianta porque todo ano minha avó liga pra perguntar como quem não quer nada se esse ano vou querer uma festinha. Depois da ligação da minha avó, minha mãe pergunta se vamos ter um jantar em casa, só para amigos e parentes. Mas sempre dou um jeito de ir ao cinema, ou ler um livro em algum lugar isolado e calmo. No máximo atendo os telefonemas de amigos muito amigos. Sempre espero a ligação da Nathalie. Esse ano ela ligou no dia 13. E ficamos quase 3 horas falando da nossa vida, de como as coisas parecem não mudar e também de como as coisas mudaram. Ela também não gosta de comemorar aniversário. Será influência dos astros? Somos capricornianos. Somos chatos mesmo. Somos um pouco anti-sociais. Somos tímidos. Somos irônicos. E cada dia que passa temos menos paciência com as pessoas.
Esse ano meus amigos cantaram parabéns pra mim três vezes. Uma na casa do Bruno, outra na casa do Marquinhos e outra na casa da Luciana. Os amigos se felicitam no aniversário pela alegria de terem vivido um ano a mais do seu lado. Chego a conclusão que sou muito tímido. No fundo mesmo eu gosto que todos lembrem que estou aniversariando. Só não gosto dessa idéia de voltar todos os anos. Talvez por isso não goste de aniversários. Não gosto de voltar. Gosto de seguir em frente. Sempre!
música do dia: versão os três patinhos do parabéns pra vc!!