Sunday, April 01, 2007

As indas e vindas

Eu aprendi a ler com as placas ao longo da Via Dutra! Desde pequeno fazia o trajeto São Paulo x Rio e depois São José dos Campos x Rio até que o caminho e a vida se inverteram! Ir ao Rio era passeio, morar no Rio no início era estranho! Apesar da proximidade com SJC as coisas mudam muito! As pessoas num primeiro momento são mais abertas a novas amizades mas não sabem muito bem como administra-las, tem-se um circulo maior de amizade mas muito mais rotativo! E até onde é bom ter tantos amigos assim? Até os 20 e poucos anos parece legal, depois vamos ficando mais exigentes e na lista de 20, 30 sobram apenas 5, 6 amigos e desses aí 1 ou 2 são os que você realmente pode contar. Nem sempre pra contar segredos, por que como a Marisa Monte diz em uma de suas novas músicas "...é só mistério, não tem segredos" a vida fica mesmo mais interessante quando temos apenas mistérios, já os segredos são pesados! Tem cara de novela mexicana, né? E vida sem mistério é meio monótona, não? Acho bacana aquela sensação de quando você está conhecendo alguém e não sabe muito bem sobre a vida ou gosto, fica uma boa sensação de mistério, mesmo que na maioria das vezes a gente faz da vida da pessoa muito mais interessante do que ela realmente é!
Ter mudado pro Rio me deixou menos tímido e mais esperto pra um monte de coisas e ainda de quebra me trouxe o gosto maior de ouvir MPB. Certamente essa mudança me tornou mais leve, não que SP seja pesado, mas de certa forma tanta regra faz com que as pessoas percam um pouco 'do fazer a coisa agora' é preciso marcar, é preciso ser agendado, é preciso seguir as regras...e ontem na Av. Paulista sob uma chuvinha que caia na cidade descobri que essa minha sensação de 'paulistanos seguem regras' é a mesma que uma amiga da Bahia sente. A vida tem q ser vivida de forma mais tranquila. sem regras...regras servem pro trabalho, pra coisas chatas! Pra encontros, pra pessoas jamais!! E como as pessoas em SP tem essa mania de seguir as regras do grande livro de lá...não sabem o que estão perdendo...Será que somente cidades litorâneas não seguem tais regras?
Hoje em dia penso em voltar pra SP, minha melhor amiga mora por lá, gosto do ritmo organizado da cidade, da noite badalada, da possibilidade de ter uma vida mais confortável, só espero levar comigo as regras do grande livro das cidades litorãneas e não ter que ter regras pra pessoas, deixa que a vida tome conta disso, a gente só precisa estar mesmo disponível! e seguir nossas vontades, seguir a lua, ou qualquer barulhinho bom que nos leve ao que ao nossos olhos parece inacessível.
Música do dia: Realejo - O Teatro Mágico - Que tem como fotógrafa a minha amiga Nathalie Colas!
Será que a sorte virá num realejo?
Trazendo o pão da manhã
A faca e o queijo
Ou talvez... um beijo teu
Que me empreste a alegria... que me faça juntar
Todo resto do dia... meu café, meu jantar
Meu mundo inteiro...que é tão fácil de enxergar...
E chegar
Nenhum medo que possa enfrentar
Nem segredo que possa contar
Enquanto é tão cedo
Tão cedo
Enquanto for... um berço meu
Enquanto for... um terço meu
Serás vida... bem vinda
Serás viva... bem viva
Em mim
Será que a noite vira num vilarejo
Vejo a ponte que levara o que desejo
Admiro o que há de lindo e o que há de ser... você
Enquanto for... um berço meu
Enquanto for... um terço meu
Serás vida... bem vinda
Serás viva... bem viva
Em mim
"Os opostos se distraem
Os dispostos se atraem"