Wednesday, June 20, 2007

Martha Medeiros e a leitura e Londres também

Já tem um certo tempo que venho cultivando um bom hábito de tomar café da manhã lendo a coluna da Martha Medeiros no Globo, aos domingos. E ler as palaras da Martha me faz pensar em muitas muitas coisas, me faz ficar o dia, a semana toda refletindo sobre o tema que ela trouxe naquela folha da Revista de Domingo. Ela fala sobre relacionamentos, ela fala sobre eu, sobre você, ela fala sobre o nosso dia -a dia e fala daquela forma meio Clarice Lispector, meio Fernanda Young que eu tanto amo. Pensei de expor, às vezes, aqui no blog o que ela escreve e começo por uma que ela falava de Londres, a cidade que gostaria de morar um dia. nem que fosse por um único mês. Fala ainda do hábito de leitura e de outras coisas tambem:

Em Londres um pub está fazendo sucesso porque instalou para seus clientes uma cabine telefônica com uma sonorização peculiar: enquanto a pessoa fala ao telefone, pode acessar o som de um congestionamento, com muito buzinaço. Ou pode acessar o som de um ambiente de escritório. Toda essa parafernália é para que quem esteja do outro lado da linha não identifique o som do bar. Assim o bebum pode dar uma desculpa esfarrapada e chegar em casa sem levar uma descompostura, afinal, estava trabalhando até tarde, o coitado, e ainda por cima ficou preso num engarrafamento depois.Essa cabine telefônica com efeitos especiais só vem demonstrar que os bares andam muito moderninhos, mas os casamentos continuam parados no tempo, mesmo na vanguardista Inglaterra. "Só vou se você for" segue na moda.Enquanto isso a hipocrisia deita e rola.Muitas pessoas ainda têm uma idéia convencional do casamento: encaminham-se para o altar como quem encaminha-se para o supermercado em busca de um produto pronto, industrializado, com um rótulo dando as instruções de como utilizá-lo, e parece que a primeira instrução é: nenhum dos dois têm o direito de se divertir sozinho ou com os amigos, a menos que o cônjuge esteja junto.Não é de estranhar que os prazos de validade do amor andem cada vez mais curtos.Não há paixão que resista ao grude.Não há paciência que resista à patrulha.Não há grande amor que prescinda de outras amizades.
Sair sozinho para beber com os amigos deveria ser um dos 10 mandamentos para uma união estável, valendo para ambos os sexos.
Quem não gosta de bar pode substituir por futebol, cinema, shows, sinuca, saraus ou o que o Caderno de Cultura sugerir. E não perca tempo lamentando por aquele que vai ficar em casa.Provavelmente ele vai se divertir tanto quanto você. Ouvir música, ver televisão, ler livros, abrir um vinho, tomar um banho de duas horas, navegar na internet, dormir cedinho, tudo isso também é um programaço.Quem não sabe ficar sozinho não pode casar, sob pena de transformar o matrimônio num presídio para dois.Tem muita coisa em Londres que eu gostaria de ter aqui: parques mais bem cuidados, mais livrarias, mais respeito à individualidade, melhor transporte público, prédios mais charmosos.Só dispensaria o clima e esse pub pra lá de vitoriano, onde pessoas adultas são incentivadas a inventar um álibi para justificar um atraso.Atraso é ter que mentir para que o outro não perceba que você está feliz...Quem não gosta de bar pode substituir por futebol, cinema, shows, sinuca, saraus ou o que o Caderno de Cultura sugerir.E não perca tempo lamentando por aquele que vai ficar em casa.Provavelmente ele vai se divertir tanto quanto você. Ouvir música, ver televisão, ler livros, abrir um vinho, tomar um banho de duas horas, navegar na internet, dormir cedinho, tudo isso também é um programaço.Quem não sabe ficar sozinho não pode casar, sob pena de transformar o matrimônio num presídio para dois.Tem muita coisa em Londres que eu gostaria de ter aqui: parques mais bem cuidados, mais livrarias, mais respeito à individualidade, melhor transporte público, prédios mais charmosos.Só dispensaria o clima e esse pub pra lá de vitoriano, onde pessoas adultas são incentivadas a inventar um álibi para justificar um atraso.Atraso é ter que mentir para que o outro não perceba que você está feliz...
Martha Medeiros- O globo - Revista de Domingo ou algo parecido, mas é revista vêm no jornal dia de domingo
Música do dia: Captain -Dave Matthews Band
Crazy as I may,
Make my way through this world,
Oh, its for no one but me to say,
What direction I should turn in now
Cause I am the captain of this ship,
Wanting eyes and kissing lips.
The same as it was,
And will remain until
Im done and gone
Strange, but it seems,
Theres mutiny brewing inside of me now.
I dont want your pity,
Just the promise that Ill be alright.
Cause I am the captain of this ship,
Curious hands and fingertips.
The same as it was,And will be until Im gone
Oh, I know Im a dreamer,
Still think its strange?
I wont be here for long.
Oh, I know that I feel,
Oh, wait and go again, again
Oh, look, Im buried,
Like a cancer eating away inside of me.
I dont want your pity,
Only the promise that
Ill be okay now
But I am the captain of this ship,
Curious hands and fingertips.
The same as it was before here,
Here, back after all.
Why should I be hypnotized,
By the promise of a long life?
Why should I hold hope,
In tiny, tiny dribbles that glide by?
Why should I lean on everything... upon
I wont be here long....
Oh, I know Im a dreamer,
Still seems a truth.
I wont be long for here.
Oh, its so, but I think
I lay this,
On now your lips.
Im drowning.
I am the captain of... oh... but,
Ill be okay after all