Sunday, July 08, 2007

..."te adorando pelo avesso/pra mostrar que ainda sou tua..."

Que tal falar sobre relacionamentos, hein? Que tal falar de uma coisa praticamente inexistente nos dias de hoje? Que tal saber o que significa de fato "relacionamento"?
Todo mundo sabe definir relacionamento, todo mundo mesmo vai dizer que é compartilhar, que é estar junto, que é um monte de "coisinhas bacaninhas" que na teoria é lindo, mas na prática....
Neguinho não compartilha nem sobremesa quem dirá compartilhar problemas ou boas coisas. Falam só sobre si mesmo, são as estrelas principais e a pessoa ao seu lado deve limitar-se a ouvir ou então dar conselhos, mas só os aqueles conselhos que alimentam o ego. Como os egos andam famintos, hein?
Todo mundo já ouviu falar na tal "individualidade" que precisa ter em um relacionamento e daí na hora do vamos ver o que acontece? Um se anula pro outro aparecer. Um vive a vida do outro para que tudo fique tranqüilo. E esse um é sempre a mesma pessoa
Neguinho na hora de ouvir, ou seja, na hora de pôr em prática tudo aquilo de compartilhar, dá uma boa desculpa e se manda. Ou quando você ensaia falar sobre você, a pessoa te interrompe e volta a falar dela. Exclusivamente dela.
E aí vão se criando "relacionamentos" onde só um fala, onde só um dita as regras, onde só um se satisfaz. Anula-se o tempo todo, compreende-se o tempo todo, contenta-se com migalhas o tempo todo, todinho mesmo! Estrada de mão única.
Mas se a gente pudesse apertar a tecla "de voltar" íamos ver o que éramos antes de estar num desses relacionamentos. Você provavelmente tinha opiniões formadas sobre várias coisas, você provavelmente saía mais com seus amigos, você provavelmente tinha raiva de quem tinha um relacionamento desses. Você gostava de outras coisas. Você ouvia outras músicas. Você até escolhia sozinho suas roupas. Você se olhava mais no espelho. Você tomava banhos longos e ficava horas ali pensando na sua vida, no que foi vacilo, no que foi bacana, no que devia tentar, no que queria mudar.
Agora entra debaixo de um chuveiro e tenta pensar nessas coisas que você fazia. Perdeu-se de si mesmo? Se a resposta for sim, então ta tudo errado!
O mais surpreendente é que apesar de perceber que está entrando numa furada, a pessoa é persistente, é como se fosse um "super-herói": enfrenta tudo e todos só pra ter um alguém. Esse alguém vai de ficante à marido, depende muito do que foi combinado entre as partes. Quem quer estar junto simplesmente está e ponto final. Não tem isso de muito estudo, de excesso de trabalho...dessas desculpinhas esfarradadas! Como as pessoas gostam de passar essa imagem tosca de mais ocupadas que as outras, não? Tão ocupadas, tadinhas....
Mas os "super-heróis", compreensíveis que são, aceitam tudo. Pensam eles que é melhor ter migalhas do que não ter nada. O Mc Donalds deveria dar brindes nos lanches de adulto, tipo camisetas escrito: "Amo muito tudo isso: migalhinhas amorosas" ou ainda "Amo muito tudo isso: restinhos humanos" e por aí vaí...ia vender que nem coca-cola em dias quentes.
Quer dizer então que antes de estar nessa "canoa furada" (lembra daquela música daquela cantora que tinha voz e hoje em dia apenas recita? Marina Lima? Então, ela cantava..."nessas canoa furada, remando contra maré"...é bem por aí) você não tinha nada? Você só passa a existir quando surge uma pessoa na vida? Que coisa mais engraçada, não? É divertido viver aparecendo e desaparecendo? Taí uma explicação plausível para os que emendam namoros: não querem desaparecer!
O mundo anda tão estranho que neguinho hetero precisando alimentar o ego finge não perceber que fulano é gay, neguinho finge não perceber que cicrana é filha da puta, neguinho finge não perceber que beltrano vive traindo, neguinho finge não perceber que está se sentindo mal com essa situação. Neguinho ás vezes percebe e pede opinião aos amigos e depois faz tudo diferente do que combinou. Neguinho chora no ombro dos amigos e na frente do amorzinho é todo sorriso e super bem resolvido. Neguinho só termina relacionamentos assim quando percebe que o outro vai terminar, tudo pra não se sair por baixo. Já esteve por baixo esse tempo todo, sair por baixo é de menos, né? Não é não! Bate no peito com orgulho: eu terminei! Mas encara um espelho depois? Encara aquela sessão de banho longo pra pensar na vida? Que nada.... antes iam conhecer amigos de amigos, iam pro shopping, pra balada, agora vão pro msn, pro orkut e começa tudo outra vez...
Música do dia: Atrás da porta - Chico Buarque com a Elis cantando
Quando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus
Juro que não acreditei, eu te estranhei
Me debrucei sobre teu corpo e duvidei
E me arrastei e te arranhei
E me agarrei nos teus cabelos
Nos teus pelos, teu pijama
Nos teus pés ao pé da cama
Sem carinho, sem coberta
No tapete atrás da porta
Reclamei baixinho
Dei pra maldizer o nosso lar
Pra sujar teu nome, te humilhar
E me vingar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso
Pra mostrar que ainda sou tua.