Saturday, November 20, 2010

Quantos dedos estão ocupados?

Quando era adolescente lembrava da minha avó falando que amigos cabem em uma das mãos. Achava exagero, achava que ela de repente tivera sido severa demais e por isso tal conclusão. Hoje concordo com ela. É um mistério a chegada de pessoas em nossas vidas. Juram de pé junto que é uma troca. E mesmo com experiências ruins anos depois as pessoas começam a tentar interpretar e separar as coisas boas naquela troca mal sucedida.

Será que há um alarme que nos permite que tal pessoa se aproxime de nós? E se ela se aproximou e a amizade não durou muito tempo é culpa do alarme que não apitou ou de nós mesmo que ouvimos, ignoramos e depois seguimos lamentando ou completamente vazio sem entender nada?

Uma coisa é fato: não devemos misturar os amigos. É tão contraditório um amigo não combinar com o outro e ao mesmo tempo você combinar com os dois. Chego a conclusão de por sermos múltiplos, uma de nossas personalidades assume e domina o todo quando estamos com esse ou aquele amigo e por isso que misturar não funciona pois a personalidade do amigo não será a mesma do outro amigo.

Ainda quando era adolescente lembrava do meu avô e de seu único amigo. Minha avó com duas ou três amigas. Minha mãe acho que nenhuma. Meu pai e seus amigos passageiros. Minha irmã eu acredito que duas (ela sempre brigava). Minha prima muitas e muitas “migas” e ao mesmo tempo nenhuma.

Dos tempos de cursinho pra cá ficaram na minha vida duas ótimas amigas. Eu escolhi? Elas escolheram? O destino escolheu? Sempre brinco de olhar pra minha mão no escuro e vejo os dois primeiros dedos ocupados com elas. Os outros três dedos são cargos transitórios. Não sei se daqui a um dia, um ano, dez anos serão ocupados de forma definitiva. Estou sendo duro. Na verdade acho que só um está vago.